quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Espírito Santo desce sobre nós!

Adoração ao Santíssimo na Vigília de Pentecostes
   
Nos dias 26 e 27 do mês de maio, foi comemorada na cidade de Ingá a grande Festa de Pentecostes. Toda comunidade, as pastorais e os movimentos, incluindo o Grupo de Oração Fonte de Vida, reuniu-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição na noite do sábado (26) para dar início à comemoração com a grande Vigília de Pentecostes, com muito louvor, oração, Liturgia da Palavra e adoração ao Espírito Santo e ao Santíssimo Sacramento. No domingo à noite (27) realizou-se a Missa de Pentecostes, com o pároco Pe. Edvaldo e toda a comunidade, com apresentações de dança e teatro. Tudo isso aconteceu para o cumprimento da palavra: "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim" (Jo 15, 26).

Origem da Festa de Pentecostes

      Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão. A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).
      No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.
     Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.
     O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.

     Tanto na cidade de Ingá, como em todo mundo o dia de Pentecostes tem um significado muito importante na vida de todos os cristãos. Que possamos viver o nosso Pentecostes diário!

Fonte de pesquisa: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=1844 

Janiery Kelly Balbino da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário